A praxe académica é um conjunto de práticas que se pretendem relacionadas com a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior em que ingressam.
Trata-se de um ritual iniciático hierarquizado que se traduz na demonstração aos novos estudantes de que estão todos ao mesmo nível quando chegam ao ensino superior sendo todos tratados da mesma forma. É tambem uma forma de integração, pois a partir da praxe os alunos conhecem os estudante mais velhos que os podem ajudar ao longo da sua vida académica e os colegas do seu próprio ano, contribuindo para novas amizades.
Talvez nem tudo na vida consista numa definição. Há momentos específicos em que não vale a pena tentar resumir os factos e muito menos simplificá-los. Momentos estes que devemos saber distinguir, ou pelo menos termos a noção do porquê de serem tão mais importantes (e diferentes) e não apenas uma representação de palavras que alguém se lembrou de proferir.
Em cada um de nós há uma certeza de praxe. Uma certeza um tanto ou pouco misteriosa, mas agradável, desafiadora e sem dúvida que compensatória. Cada pensamento constitui um instante. Um instante que, na minha opinião, se apodera no nosso modo de agir e faz com que ponhamos em causa tudo aquilo que até aqui nunca havíamos sequer questionado. Falo da certeza de pertença, de orgulho, de valor. Não posso deixar de referir que esta certeza é inconsciente justificando assim mil e uma coisas que por vezes parecem não ter explicação possível, lógica nem o mínimo de bom senso. Mas que importa isto? Como alguém importante me transmitiu, "praxe é não nos arrependermos do que nos faz sentir felizes, independentemente das consequências"!
Acrescento também que esta certeza é muito mais que felicidade, fazendo por vezes com que nos sintamos desorientados, desesperançados e com vontade de desistir. Penso que a vontade e a determinação de cada um é a chave máxima para alcançar este patamar. Caminho em que temos de aprender a ser alguém, a conquistar céus, a derrotar obstáculos e jamais, jamais ter medo de enfrentar seja o que for, pois a praxe também é isso: é coragem!
E o desafio é este: nunca um erro, sempre uma lição (RP *)!
A prioridade já não é conhecer a praxe, mas sim que a praxe nos conheça a nós mesmos, como seres diferentes, únicos e inesquecíveis que somos.
Saliento novamente o facto de que a descoberta do "ter orgulho" é muito importante, mas para já, esta vontade de assumir mais uma certeza foi completamente anulada pois agora tenho algo muito mais substancial e que, certamente, representa tudo aquilo que até agora não consegui exprimir: família! Talvez possa soar um tanto ou pouco melodramático, mas a verdade é que, tal como já referi anteriormente, a pertença a alguém ou a algo é que nos torna naquilo que somos e não há melhor orgulho do que sentir que somos aceites por alguém que estimamos, que vemos como um exemplo e que sem dúvida para mim, representa o que é esta etapa da praxe.
Quero acreditar que "nem tudo o que é bom acaba" e prefiro acreditar que em cada comportamento/ pensamento meu, num futuro próximo, agirei consoante cada ensinamento dado, cada palavra berrada, cada discurso proferido, cada conselho grátis.
Talvez não me caiba a mim decidir o que quero, ou talvez sim. Simplesmente peço, seja qual for o meu caminho, que a palavra "sempre" seja lembrada como uma promessa.
Vocês, vocês em particular madrinhas, são quem eu quero, quem eu admiro, quem eu vou dar o meu máximo para corresponder a todas as expectativas, tanto minhas como vossas.
E sim, vou sentir. Vou aprender. Vou cumprir. Vou respeitar. Vou ser humilde. Vou sentir o orgulho em pertencer. Vou admirar o misticismo. Vou prezar pela nossa tradição. Vou viver isto ao máximo, porque é algo que determinei que assim fosse. Vou crescer porque assim o quero. Vou vestir o laranja porque tenho consciência de tudo o que isso implica.
"HUMILDADE, RESPEITO, ORGULHO -
As coisas acontecem sempre por uma razão"

essa escadinha foi a tua/teu madrinha/padrinho que te deu? :b
ResponderEliminarSim, tanto a escadinha como a chupeta foram as minhas madrinhas que me deram :)
ResponderEliminarJá agora, quem é?
Confesso que fiquei mto contente e algo comovido por ver a minha foto na parte do "My Stars". Já tivemos os nossos desentendimentos e se calhar nem sempre fui o que esperavas. Não sou perfeito, tenho os meus defeitos e estou sujeito a cair na "tentação" como qq ser humano, mas peço desculpa se alguma vez te desiludi e sempre que precisares podes contar cmg para te apoiar no que for preciso ;)
ResponderEliminarBjooo ;*
Nunca tinhas visto?
ResponderEliminarOs bons amigos, ou melhor, aqueles que aos nossos olhos parecem ser especiais nem sempre são aqueles com quem estamos sempre em concordância.
Tu sabes bem que aquele desentendimento não passou disso mesmo e acredita que não é por isso que deixas de ter um lugar especial no meu coração Tiago :)
Obrigada por tudo, *